Fesa / Quem Somos / Nossa História

Nossa História

Nascimento da Fesa e coirmãs, uma operação de sucesso

Vinte anos atrás, no dia 1º de junho de 1995, a Fesa abria suas portas para receber os primeiros clientes e candidatos, em uma sala de 120 metros quadrados, no 6º andar da Alameda Santos, 1.800, entre as ruas Ministro Rocha Azevedo e Peixoto Gomide, nos Jardins, em São Paulo. Eram apenas quatro profissionais, sob o comando do seu fundador, o economista, especializado em desenvolvimento de pessoas e mestre em gestão de recursos humanos, Alfredo José Assumpção, que propunha uma empresa de recrutamento de executivos especializada no setor financeiro em uma época de forte consolidação do mercado bancário.

A ideia de uma consultoria especializada era um conceito inovador na época, uma abordagem pioneira em uma indústria (retained executive search) basicamente generalista. Rapidamente a Fesa tornou-se líder no mercado de recrutamento de executivos financeiros no Brasil. Por outro lado, seus sócios e consultores perceberam que havia ainda uma lacuna de extrema importância a ser preenchida no mercado. Tal constatação se consolidava à medida que clientes da Fesa também solicitavam pesquisas em outros nichos econômicos nos mesmos padrões de rapidez, qualidade e preço por ela praticados.

Nascia assim a ideia de criação de uma empresa, coirmã da Fesa, para entender e atender os outros mercados que não o financeiro. É quando no início de 1999 a Asap Executive Recruiters, uma empresa que como o próprio nome define (As Soon As Possible – conhecido internacionalmente como uma expressão que significa urgência absoluta), surge com o propósito de desenvolver e entregar seus produtos e serviços com altíssimos padrões de qualidade, praticando preços extremamente competitivos e com velocidade de operacionalização duas vezes maior do que a praticada pela concorrência.

A grande vantagem competitiva da Asap Executive Recruiters era que, embora jovem, já nascia com um track record respeitável, seja de clientes ou mandatos completados, devido à herança recebida da Fesa. Era uma empresa que tinha no seu corpo social profissionais especializados em serviços de retained executive searchpara praticamente todos os nichos econômicos do mercado brasileiro, destacando os nichos Produtos de Consumo, Agronegócio, Infraestrutura, Varejo, Tecnologia de Ponta, Farmacêutico, Serviços de Consultoria e Indústria Manufatureira, de uma forma geral. Era a Fesa chegando a outros mercados através da Asap, e sempre mantendo o conceito de especialização.

Em setembro de 2001 fez-se necessário a criação de uma controladora para o Grupo, nascendo a Fesap Holding, movimento que antecipava o processo evolutivo da Fesa, culminando com mais um spin-off para nascimento de uma consultoria estratégica, voltada para o capital humano de alto nível. A consultoria inicia oficialmente sua operação em abril de 2007. A partir de então inicia-se um histórico fabuloso de negócios consultivos na Fesa. Em 2013 nasce a marca Fesa Advisory, valendo-se de um portfólio de dezenas de casos de sucesso neste campo. Desta forma, o agora Grupo Fesap oficializa-se como uma consultoria completa e extremamente profissional para operacionalizar trabalhos realmente consultivos junto a seus clientes, ajudando-os na gestão com qualidade de seu capital humano de alto nível.