Fesa / Serviços / Recrutamento Consultivo de Executivos no Brasil

Recrutamento Consultivo de Executivos no Brasil

Recrutamento Consultivo de Executivos no Brasil

Este é o principal serviço da Fesa, atuando no assessoramento de seus clientes na busca de executivos para ocupar funções de liderança.

A remuneração da Fesa provém exclusivamente de empresas clientes que a contratam para assisti-las e aconselhá-las no recrutamento, na avaliação e na seleção de executivos, além de preparação do ambiente organizacional para recepção e inserção cultural dos executivos admitidos.

A Fesa não trabalha de maneira contingencial. Um executivo só é apresentado a um cliente mediante absoluta certeza quanto às suas reais condições pessoais e profissionais para desempenhar com sucesso a função em perspectiva.

Os executivos candidatos só são encaminhados após pesquisas, avaliações, referências e investigações, para evitar que o cliente desperdice seu tempo com entrevistas inúteis.

Não são enviados currículos ou relatórios na tentativa de ganhar honorários com possíveis “acertos”. Antes de iniciar uma pesquisa, há um encontro com o cliente para, em conjunto, definir a função a ser desempenhada e os requisitos necessários ao executivo ideal. Durante essa reunião também são discutidos o ambiente da organização e sua cultura organizacional (valores, crenças e atitudes), de forma que os executivos apresentados efetivamente compreendam aquele modelo de sistema organizacional e acreditem nele.

A metodologia de trabalho apresentada a seguir aplica-se a todos os clientes da Fesa. Essa descrição sequencial do trabalho permite analisar o conteúdo desse serviço, possibilitando, ainda, estabelecer parâmetros de comparação frente aos serviços prestados por outras consultorias que atuam em recrutamento e avaliação de executivos no mercado brasileiro ou global.

           Entendimento Preliminar
A pesquisa só será iniciada após uma completa compreensão da empresa cliente (ambiente organizacional, cultura, necessidades, pontos fortes e fracos), dos competidores, da posição a ser preenchida (responsabilidades, estrutura organizacional, objetivos) e dos requisitos pessoais e profissionais necessários ao executivo para desempenhar com sucesso a função objeto da pesquisa. A Fesa discutirá ainda a estratégia de negócios do cliente, seus produtos e mercados, envolvendo o ambiente de negócios de curto e médio prazo, e possíveis projetos de mudança estratégica ou cultural, tanto nacional quanto global. Somente nesse momento, após ter-se trabalhado em estreito contato com o cliente, é que se poderá colocar de forma produtiva toda a experiência da Fesa a serviço do cliente. Uma vez compreendida com exatidão a posição a ser preenchida e as qualificações da pessoa procurada, incluindo empresas-alvo (campo de busca), empresas “tabu” (de onde o cliente não pode recrutar) e remuneração futura do executivo a ser admitido, o mandato será formalmente definido, com prazo para conclusão e forma de pagamento.

          Pesquisa inicial e primeiros contatos
Uma vez acordada a descrição do mandato (posição, atributos pessoais do executivo, sua remuneração, prazos e forma de pagamento de honorários), os trabalhos de pesquisa serão iniciados. A área de pesquisa analisará o banco de dados de executivos, priorizando as empresas-alvo previamente definidas pelo cliente. Paralelamente, serão iniciadas discussões confidenciais com uma rede própria de informações para somar os recursos externos aos recursos internos. Isso resultará em uma gama ótima de opções para começar o processo de avaliação pelos melhores executivos disponíveis no mercado para ocupar a posição sendo trabalhada, segundo os objetivos empresariais do cliente e seu momento sendo vivido no presente e suas expectativas para o futuro da empresa, e condições outras especificadas na descrição de posição.

          Entrevistas e Avaliações
Identificados os melhores executivos, são feitos os primeiros referenciamentos, assegurando-se que a privacidade do processo seja preservada. O próximo passo é verificar se os executivos desejam participar do processo, sempre se preservando a identidade do cliente. Uma vez confirmado seu interesse (o que quase sempre implica convencê-los) agenda-se encontros pessoais para que se inicie o processo de entrevistas. Esse é o momento em que se avaliam qualificações profissionais e aptidões pessoais, comparadas às exigências da posição a ser ocupada. Terminadas as entrevistas, os melhores executivos serão apresentados ao cliente.

           Relatórios de Apresentação de Executivos Candidatos
Uma pesquisa criteriosa visando a identificação dos melhores executivos frente às especificações formuladas demanda da Fesa de vinte a trinta dias úteis, embora este prazo possa ser reduzido, dependendo da complexidade do mandato. Nesse período, alguns nomes preliminares poderão ser discutidos com o cliente para possibilitar eventuais ajustes de percurso. Para evitar-se uma sobrecarga ao cliente, independente do número de executivos avaliados, são apresentados somente os quatro ou cinco melhores. É preparado um relatório completo sobre cada executivo, pormenorizando-se seus dados pessoais e educacionais, formação acadêmica e linguística, além da sua experiência profissional, incluindo descritivo de seus empregadores, funções desempenhadas e realizações profissionais. Terminando o relatório, são apresentados seu atual pacote de remuneração e uma detalhada seção de comentários, enfatizando-se seu lado pessoal e profissional, os motivos pelos quais é considerado apropriado para ocupar a função em perspectiva, bem como os motivos que o levam a aceitar discutir uma nova função numa nova empresa. Nesses comentários são apontados também os pontos fortes e fracos do executivo sendo apresentado.

          Entrevista no Cliente e Avaliação
O processo de entrevistas é coordenado pela Fesa, que participa de todos os estágios. Aqui, o nome do cliente é divulgado, e todas as possíveis e autorizadas informações sobre a instituição são passadas ao executivo candidato para evitar que o cliente perca tempo com fornecimento de dados sobre sua empresa, utilizando produtivamente todo o momento de entrevista para avaliar o executivo. Terminada a fase de entrevistas, o cliente é auxiliado nas suas conclusões, o que inclui responder questões adicionais ou agendar novos encontros com o executivo, se necessário.

          Referências Finais
Neste estágio do processo colhem-se informações pessoais e profissionais mais detalhadas sobre os executivos selecionados. Confeccionam-se novos relatórios, abordando-se todos os dados importantes, pessoais e profissionais sobre os executivos. Os informantes são identificados, de forma que o cliente possa contatá-los pessoalmente, caso julgue necessário. Normalmente, tenta-se cerca de três referenciamentos, preferencialmente
com ex-superiores do executivo candidato.      

          Negociações Finais para Admissão do Executivo
Por conhecer a oferta do cliente e as pretensões do executivo, a Fesa auxilia na negociação e estruturação do pacote de remuneração a ser oferecido ao mesmo para sua contratação. Nessa etapa, se lhe for delegada a negociação, trabalhará de forma a evitar desgastes entre as partes. O propósito é conseguir com que o executivo inicie sua nova etapa profissional sem nenhum descontentamento para com o cliente e vice-versa. Sendo essa fase uma das mais importantes do processo, a Fesa mantém-se à disposição do cliente e do executivo candidato para acompanhar o processo de transição.

          Pesquisas Adicionais
Independente do cliente já ter em mãos excelentes executivos, em condições de preencher com sucesso a posição em aberto, a Fesa continua desenvolvendo outros candidatos na eventualidade de nenhum dos executivos apresentados, por quaisquer motivos, aceitar a proposta de trabalho do cliente. Assim, o cliente terá outras opções, ainda dentro dos prazos acordados.

          Desligando-se do Empregador Anterior
O executivo candidato é aconselhado quanto à maneira ideal de desligar-se de sua atual organização. A Fesa mantém-se próxima ao executivo, de forma a dar-lhe confiança em sua decisão e a proporcionar-lhe um período de transição o menos traumático possível.

          Acompanhamento das Partes
Este também é um estágio crítico do processo. Ao acompanhar o relacionamento do cliente com o executivo, e vice-versa, aconselhando-os em tomadas de posição, de forma a melhorar cada vez mais o desempenho do executivo e a produtividade da empresa, é que a Fesa solidifica as parceiras de longo prazo, um dos seus objetivos empresariais.

          Informações Finais aos Participantes
Como forma de manter parcerias de longo prazo com os executivos candidatos e, até mesmo por elegância e cordialidade, a Fesa jamais deixa de informar o desfecho final de um processo a todos os participantes. Dessa forma, uma vez que o cliente tenha feito sua escolha final e o executivo tenha sido admitido, separadamente informa-se a cada um dos executivos candidatos que participaram do processo que outro executivo foi selecionado e os motivos que levaram o cliente a optar por outro concorrente. Essa informação é passada aos candidatos concorrentes de forma profissional, visando evitar rancores, frustrações ou outros sentimentos semelhantes. Como pode ser observado, é um processo que, independentemente de toda a dedicação e profissionalismo, só alcançará sucesso se houver comunicação e colaboração contínuas entre o cliente, o executivo candidato e a Fesa. É um processo de confiança mútua, sedimentado em comunicações abertas e francas, que possibilitará troca de informações e contínuo refinamento, assegurando o melhor resultado para todos. Para o cliente, o executivo mais talentoso; para o executivo, a melhor colocação; e para a Fesa, a manutenção de parcerias de longo prazo.